Brincar e Encantar para
o Mundo Mudar
A proposta de nosso Projeto Político Pedagógico (PPP), se deu a partir
da necessidade de conciliarmos o tempo que as crianças passam na creche, com
atividades que as estimulem e as façam aprender de maneira prazerosa, visto que
na Educação Infantil, o cuidar deve estar associado ao brincar e educar.
Neste
1º bimestre, através do projeto "Brincando, aprendo quem sou!" focamos a identidade do aluno, para que ele conhecesse a si
e o mundo que o cerca, através de brincadeiras, que reconhecesse seu nome, seus gostos
e percebesse que faz parte de uma sociedade, com pessoas diferentes, que precisam
ser respeitadas em suas diversidades.
A imaginação, fantasia e criatividade se bem
estimuladas, trarão grandes benefícios ao campo cognitivo das crianças, que
através de brincadeiras estarão trabalhando suas emoções, sua capacidade de
iniciativa organizando seus pensamentos
e aprendendo a se socializar, sempre mediados pelo professor e educadores que tem
papel primordial na intencionalidade do brincar.
Hoje (05/05/2012), aproveitando o dia da reunião da Escola de Pais, expomos os trabalhos desenvolvidos ao longo deste bimestre, para apreciação pelos responsáveis. Este momento será chamado de ExpoBrink, devido ao caráter de expormos atividades que foram feitas a partir de brincadeiras, para fixação de conceitos e valores.
Então, com vocês um pouquinho da nossa "ExpoBrink":
Consertando: "produziram"
"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste
ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em
salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do
homem."
( Carlos Drummond de Andrade )
"Brincar, para a criança, é tão importante e sério como trabalhar é para o adulto. Ou mais até, porque dificilmente encontramos um adulto tão dedicado ao seu trabalho como a criança o é à sua brincadeira. O trabalho é dirigido de fora, pelas necessidades e metas dos adultos. Brincar brota de dentro da criança."
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