"Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado."

Rubem Alves

Páginas

sábado, 5 de maio de 2012

Projeto "Brincando, aprendo quem sou!"


Brincar e Encantar para o Mundo Mudar

  A proposta de nosso Projeto Político Pedagógico (PPP), se deu a partir da necessidade de conciliarmos o tempo que as crianças passam na creche, com atividades que as estimulem e as façam aprender de maneira prazerosa, visto que na Educação Infantil, o cuidar deve estar associado ao brincar e educar.
 Neste 1º bimestre, através do projeto "Brincando, aprendo quem sou!"  focamos a identidade do aluno, para que ele conhecesse  a si e o mundo que o cerca, através de brincadeiras, que reconhecesse seu nome, seus gostos e percebesse que faz parte de uma sociedade, com pessoas diferentes, que precisam ser respeitadas em suas diversidades. 
 A imaginação, fantasia e criatividade se bem estimuladas, trarão grandes benefícios ao campo cognitivo das crianças, que através de brincadeiras estarão trabalhando suas emoções, sua capacidade de iniciativa  organizando seus pensamentos e aprendendo a se socializar, sempre mediados pelo professor e educadores que tem papel primordial na intencionalidade do brincar.
 Hoje (05/05/2012), aproveitando o dia da reunião da Escola de Pais, expomos os trabalhos desenvolvidos ao longo deste bimestre, para apreciação pelos responsáveis. Este momento será chamado de ExpoBrink, devido ao caráter de expormos atividades que foram feitas a partir de brincadeiras, para fixação de conceitos e valores.
    Então, com vocês um pouquinho da nossa "ExpoBrink":






      Consertando: "produziram"

"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."
( Carlos Drummond de Andrade )


























"Brincar, para a criança, é tão importante e sério como trabalhar é para o adulto. Ou mais até, porque dificilmente encontramos um adulto tão dedicado ao seu trabalho como a criança o é à sua brincadeira. O trabalho é dirigido de fora, pelas necessidades e metas dos adultos. Brincar brota de dentro da criança."




0 comentários:

Postar um comentário