"Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado."

Rubem Alves

Páginas

domingo, 24 de março de 2013

2013 - homenageando Vinícius de Moraes


  
 Em 2013, centenário de Vinícius de Moraes, após debates e consenso, acordou-se homenagearmos o Grande Poeta, durante todo o ano letivo em consonância com os objetivos do PPP, sempre oferecendo de maneira lúdica, novos aprendizados e desenvolvimento da autonomia.
      Parodiando os versos de Vinícius de Moraes, no 1º bimestre, nos aprofundaremos no desenvolvimento e reconhecimento da identidade, estaremos descobrindo os jeitos, os gostos, a história de cada criança, juntamente com as descobertas sobre o bairro onde moram, suas ruas, suas casas e ... sua nova creche, que até este ano era para a maioria, desconhecida (não tinha teto e não tinha nada), mas agora já está fazendo parte de cada uma das crianças.
    Vamos  brincar de criar “a nossa Creche”,  e as crianças estarão aprendendo assim, quem são, quem são as novas pessoas que ela estará conhecendo, alicerçando desta forma, o conhecimento de boas maneiras, de cuidados consigo e com os outros e tudo isso, feito com “muito esmero”.


0 comentários:

Postar um comentário